libreplanet-br

Re: Recomendações para servidor doméstico de arquivos e impressão

From: Tulio Magno Quites Machado Filho
Subject: Re: Recomendações para servidor doméstico de arquivos e impressão
Date: Sun, 19 Nov 2023 18:27:53 -0300

Olá Jorge,

Eu segui este caminho há alguns anos e tenho alguns comentários que
podem ser úteis.

Para mim, a sustentabilidade é muito importante, então eu ponderei 2 fatores:
1. Consumo de energia. O equipamento fica ligado 24x7 e precisa ter um
modo espera que
   consome muito pouca energia.
2. Reutilizar HW sempre que possível.

Em dom., 19 de nov. de 2023 às 15:43, Jorge P. de Morais Neto
<jorge+list@disr.it> escreveu:

> Para robustez e economia de tempo,

Tenha em mente que um computador a mais significa mais tempo dedicado
à manutenção.

> Penso em duas alternativas:
>
> 1. Usar um laptop atualmente ocioso -- um Dell Inspiron 5570 com HD de
>    1 TB e SSD NVMe de 256 GB.  Eu substituiria o HD atual por um maior.
>    Para robustez, quinzenalmente faria becape para HD externo.

Esta é uma ideia muito boa para reutilizar HW e o formato de notebook
tende a ser um dos
mais econômicos em sistemas x86_64.
Por outro lado, um equipamento muito antigo pode não ser muito
robusto, já que ele tende
a estragar "em breve".

> 2. Comprar um computador com dois HD internos espelhados.  Três opções:
>    1. Comprar um servidor "profissional" -- computador feito para ser
>       servidor.  Não precisa ser parrudo e nem de controladora RAID por
>       hardware (basta RAID por software), mas mesmo assim poderia ser
>       muito caro.

Além de ser a opção mais cara, é a opção que mais consome energia.
Recomendo revisar
o custo de energia de um sistema destes antes de comprar para não ter surpresas.
É a opção mais robusta.

Agora, se vc pensa em oferecer apenas um servidor de arquivos e de
impressão, você não
precisa de tanto poder computacional.
1 porta 1Gbps e um HD USB conseguem lidar com a maioria dos arquivos,
incluindo streaming de vídeo.

>    2. Comprar um desktop pessoal e usar como servidor.

Tem sido comum algumas pessoas comprarem mini Pc (ex. Intel Nuc) para
fazer isto.
Eles consomem menos energia que um computador de mesa (comparável a um
notebook).
A desvantagem é na capacidade de armazenamento: na melhor opção eles
possuem 1 SATA e 1 M.2.

Nesta linha, existe a opção de comprar um SBC (ex. Raspberry Pi).
Esta opção costuma ser a mais econômica energicamente.

>    3. Comprar uma appliance NAS.

Eu desconheço uma opção que respeite suas liberdades.
Por conta disto, pode ter problemas com algumas impressoras.

===

Anos atrás eu acabei preferindo usar um SBC. Inicialmente um
dispositivo baseado num Allwinner A10.
Eu reutilizei meu HD externo como armazenamento principal neste sistema.
O meu backup externo passou a ser feito numa nuvem pública. O bom de
um sistema desses é que
vc pode agendar este backup durante a madrugada, com criptografia, sem
atrapalhar o uso diário.

No meu caso, o HD já morreu e foi substituído por um novo.
O Allwinner A10 ficou defasado e foi substituído por uma Raspberry Pi 3.
O Allwinner A10 durou alguns anos, mas menos do que eu gostaria.

Eu estou vislumbrando a troca da Raspberry Pi. Eu adoraria que o novo
sistema tivesse mais
portas de rede para substituir um switch ou AP que tenho aqui em casa,
para diminuir o
consumo de energia e reduzir a manutenção.

Abraços,

--
Tulio Magno