libreplanet-br

Recomendações para servidor doméstico de arquivos e impressão

From: Jorge P. de Morais Neto
Subject: Recomendações para servidor doméstico de arquivos e impressão
Date: Sun, 19 Nov 2023 15:42:51 -0300

Boa tarde gnus!  Penso em montar um servidor doméstico, inicialmente
para servir arquivos e talvez impressão.

Atualmente faço becape com HD externo.  Semanalmente, para cada laptop
conecto o HD externo, inicio o becape e no fim desconecto o HD externo.
Se um dia esse HD externo falhar, perderei seu conteúdo -- os becapes
dos laptops e alguns dados guardados só nele.

Para robustez e economia de tempo, penso em ter um servidor doméstico de
arquivos e talvez impressão; no futuro posso achar outro uso.  A
princípio não seria acessível pela Internet, pois não me sinto capaz de
prover a devida segurança (hardening).

Penso em duas alternativas:

1. Usar um laptop atualmente ocioso -- um Dell Inspiron 5570 com HD de
   1 TB e SSD NVMe de 256 GB.  Eu substituiria o HD atual por um maior.
   Para robustez, quinzenalmente faria becape para HD externo.
2. Comprar um computador com dois HD internos espelhados.  Três opções:
   1. Comprar um servidor "profissional" -- computador feito para ser
      servidor.  Não precisa ser parrudo e nem de controladora RAID por
      hardware (basta RAID por software), mas mesmo assim poderia ser
      muito caro.
   2. Comprar um desktop pessoal e usar como servidor.
   3. Comprar uma appliance NAS.

O que vocês recomendam?

Abraço!

--