libreplanet-br

Re: Votação: mover comunicação instantânea principal para canal XMPP

From: Lunovox
Subject: Re: Votação: mover comunicação instantânea principal para canal XMPP
Date: Mon, 20 Apr 2020 13:00:58 -0300

Sou um leigo em diversas áreas de tecnologia de informática. Venho relatar aqui como atualmente venho me comunicado com o grupo de militantes de software Livre:

Sempre quando eu preciso de ajuda sobre algum comando ou algum software alternativa a um software proprietário (software não Livre) vinho recorrer ao canal [ xmpp:address@hidden?join ].

Quando preciso falar ao vivo por voz com alguma pessoa sempre utilizo o servidor de mumble. Como o manbol também não mantêm histórico de conversa assim por texto. Peço para que as pessoas que estão conversando comigo cole seus link compaetilhados no canal de xmpp. assim se eu precisar de novo mais tarde do mesmo link eu estarei revisitar o canal.

Para me comunicar até com minha mãe utilizo o xmpp. Pois minha mãe é uma senhora que não entende muito de tecnologia. Mas mesmo assim ela consegue o clisar o app [Conversations](https://f-droid.org/app/eu.siacs.conversations) para enviar e receber todo tipo de arquivo sempre sar ter uma pessoa do lado explicando como fazer tal coisa.

Um coisa que gosto muito no Conversation é a facilidade de configurar o nível de notificação que se deseja receber. Nele, se estou com dor de cabeça e não quero ouvir sequências de alerta sonoros sobre conversações em tempo real no chat, mas ainda quero receber o histórico de conversação posteriormente quando eu estiver mais disposto.

Também posso ativar o nível máximo de alerta sonoro para ser avisado sempre quando alguém fizer qualquer comentário.É altamente configurável para o modo de economia de bateria. Além de já ter suporte interno de compartilhamento de postagens de conversação de áudio ou postagem de conversação por vídeo.

Já utilizei o IRC para mim comunicar com o grupo de militantes no software Livre. E confesso que fiquei incomodado em ver uma lista grande de nomes. E não obter resposta em até 24 horas de ninguém. Enquanto que estou no xmpp sempre obtive resposta em até 24 horas de alguém, mesmo que a pessoa que respondeu não estivesse online no momento de minha postagem.

Não vou nem falar que foi muito mais fácil explicar para minha mãe, que é uma senhorinha, como utilizar o XMPP do que o utilizar o IRC. Ou isso, ou teria que instalar o WhatsApp para conversar com ela.