www-pt-br-general

Re: [www-pt-br-general] [task #13463] Atualizar philosophy/words-to-avoi

From: Rafael Beraldo
Subject: Re: [www-pt-br-general] [task #13463] Atualizar philosophy/words-to-avoid
Date: Wed, 25 Feb 2015 16:06:56 -0300

Tássio e lista,

>-"Palavras a se Evitar (ou Usar com Cuidado) Porque São Carregadas de >Sentido
>"
>-"ou Confusas"
>+"Palavras a Evitar (ou Usar com Cuidado) Porque Enviesadas ou >Confusas"

Entendo a mudança para "Palavras a Evitar (ou Usar com Cuidado)", mas
por que tirar o verbo "São"?

> msgid "&ldquo;<a href=\"#GiveAwaySoftware\">Give away software</a>&rdquo; |"
>-msgstr "&ldquo;<a href=\"#GiveAwaySoftware\">Doar software</a>&rdquo; |"
>+msgstr "&ldquo;<a href=\"#GiveAwaySoftware\">Dar software</a>&rdquo; |"

A tradução de 'give away' é difícil, porque ela significa tanto doar
quanto dar. Ainda prefiro 'doar' nesse caso. O que o resto da lista
acha que fica melhor?

>-"&ldquo;Consumo&rdquo; se refere  ao que fazemos com a comida: a ingerimos e "
>-"a usamos de maneira que ela acaba. Por analogia, empregamos a mesma palavra "
>+"&ldquo;Consumo&rdquo; refere-se ao que fazemos com a comida: nós a ingerimos
>"
>+"e usamos de maneira que ela acaba. Por analogia, empregamos a mesma palavra "

Essa é uma questão de estilo: "a ingerimos e a usamos" ou "a ingerimos
e usamos." Peguei a mania de repetir o "a" do meu antigo orientador.

Também, "users of computing" não é uma frase que parece ser muito
comum em inglês, por isso a traduzi por uma frase que é tampouco comum
em português, "usuários de/da computação." Acho que a FSF está se
referindo à computação em geral, não apenas aos computadores.

Abraços,

--
Rafael Beraldo
cabaladada.org