shell-script-pt

Verificacao de atividade e sistema operacional.

From: Diego Luis Kreutz
Subject: Verificacao de atividade e sistema operacional.
Date: Thu, 5 Dec 2002 17:18:14 -0200 (BRST)

Ola,

Tenho algumas LANs e quero fazer um script, meio esperto de preferencia,
que vasculhe a rede e verifique quais maquinas estao ativas/acessiveis e
qual eh o sistema operacional que cada maquina atingivel esta rodando.
Criei um script bem simples que utiliza o comando ping para "descobrir" se
a maquina esta ativa/acessivel e o comando nmap para verificar os servicos
que as maquinas ativas estao disponibilizando. A partir dai consigo saber
que as maquinas que estao rodando servidor X sao maquinas com o sistema
operacional Linux, pois sei que atualmente nenhuma maquina que esteja
rodando Windows possui um servidor X rodando.
Neste caso, a minha versao ateh funciona, meio lenta, eh claro.

Gostaria de saber se alguem jah fez algo semelhante ou tem uma ideia de um
script um pouco mais inteligente, confiavel e eficiente.

Grato pela atencao,

DLK