libreplanet-br

Re: O futuro do servidor

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: O futuro do servidor
Date: Mon, 1 Feb 2021 12:45:07 -0300

Em 27/01/2021 21:16, Tulio Magno Quites Machado Filho escreveu:
> Sendo assim, gostaria de me desvincular do processo de administração
> financeira e técnica do servidor que venho participando desde Outubro de 2016.

Desde já agradeço imensamente o trabalho que tens feito.

> [1] https://cloud.quites.com.br/index.php/s/O68IfteYdAj8i2K

Estive analisando uma saída para as possíveis flutuações do Euro e usos de
software não livre para declaração de tributos — que seriam possivelmente
cobrados de nós em função de estarmos importando serviços do exterior —, e
anexei uma projeção que fiz dos possíveis lançamentos dos direitos e obrigações
ao longo de um ano em dois cenários:

a) mantendo a hospedagem atual, incluindo o nome de domínio
(libreplanetbr.org): para simplificar, assumiu-se que o valor da renovação em
BRL não seria supostamente alterado, o que por si só é quase impossível de
permanecer fixo.

b) fazendo a hospedagem própria com novo nome de domínio (libreplanet.ong.br)
renovado anualmente: o que nos livraria da flutuação do Euro e fomentaria a
economia do País, sendo que para esta projeção nota-se que:

b.a) alocação da energia elétrica foi feita com base em uma medição do kW/h
gasto pelo meu notebook servidor, valor este multiplicado por 24h/d * 30d
cobrados/fatura, depois dividido pelo valor da fatura, desconsiderei qualquer
fatura extra que venha a ser cobrada (incluindo as anuais referentes ao
mantenimento do serviço de energia, se houverem);

b.b) o consumo da Internet também foi alocado com base no mesmo percentual da
energia em função de eu não ter encontrado melhor método e não ter regras de
registro/log no iptables para serviços que seriam oferecidos pois, a não ser
pelo SSH e HTTP+PHP de testes, atualmente não os hospedo.

Em saldo, ambos os cenários estão próximos e, como se pode perceber, em função
de não haver garantia de recebimento de contribuições para manter os serviços,
não coloquei elas nas projeções.

Com relação ao cenário (b), sugeriria colocar os serviços sob o nome de domínio
libreplanet.ong.br, mas não sei quem assumiria a titularidade.

O Alexandre Oliva questionou no XMPP se eu possuo IP fixo, e informei que não.
Nunca trabalhei com o registro.br mas pelo que vi eles também oferecem uma
forma de usar os servidores DNS deles para atualizar o nome de domínio ([1]),
espero que eles possibilitem fazer a atualização através de URl simples sem uso
de software ou JS não livre, pois tenho um script que uso para atualizar o meu
site pessoal de testes que poderia ser usado para isso.

> Sendo assim, será que alguém teria interesse em assumir estas
> responsabilidades?

Eu estou interessado, poderia até mesmo hospedar alguns dos serviços no meu
notebook servidor, com a seguinte configuração:

Trisquel 9 Etiona x86-64
Arquitetura segundo dpkg `--print-architecture`: amd64
Repositórios: padrão do Trisquel, Guix
Computador: Notebook Sony Vaio VPCEG17FB (fabricado por volta de 2011)
Sistema de inicialização suportado pelo computador: apenas BIOS
Armazenamento principal total: 111,8 GiB
Memória RAM total: 3,83 GiB
Conexão à Internet: WiFi atrás de um roteador, atrás de um modem.

Plano de Internet contratado: residencial
IPv4: dinâmico
IPv6: não há
Download: 15 Mib/s
Upload: 5 Mib/s
Franquia: 80 GiB/m
Visibilidade das portas ao exterior: todas exceto as bloqueadas pelo provedor
(e.g.: 80, 253)

Adicionalmente, teria que ser informada uma lista de pacotes ou software
necessários para fornecer os serviços e as respectivas versões.

Eu posso fornecer serviço SSH, e HTTP+PHP, que são os únicos dois que eu sei
configurar de forma básica. Porém, em função do fato da wiki e do servidor Git
manterem histórico de revisões, e os recursos propostos serem limitados, em
primeiro momento sugiro não colocarmos wiki nem servidor Git, a não ser que
alguém assuma a tarefa de configurar estes para comportar os recursos que
temos. Alternativamente aos dois, o serviço HTTP+PHP e SSH pode sim ser
utilizado em substituição, visto que cada membro do grupo teria um usuário SSH
que entraria apenas com chave pública e poderia editar os arquivos,
perder-se-ia apenas o histórico detalhado de alterações.

O serviço SSH vem acompanhado de um SFTP, que possibilita transferir arquivos
de um computador a outro. A partir dali, podes usar uma outra sessão SSH para
manipular o arquivo agora remoto ou colocar em qualquer lugar do computador,
desde que tenha as devidas permissões.

Quanto ao XMPP, acho interessante mantermos, mas como falei nos parágrafos
anteriores preciso saber os pacotes e software envolvidos e suas versões.

Além disso, atualmente enfrento alguns empasses:

a) trocar meu outro notebook (mais novo mas sem WiFi nem rede cabeada/RJ45) por
um Beagle Bone Black sem WiFi, instalar Trisquel ou outra distribuição de
sistema livre neste, e conectar ele direto via rede com fio no roteador. Aceito
inclusive permutar, sem torna, meu notebook novo por um Beagle Bone Black sem
WiFi;

b) manter o notebook mais novo e tentar achar adaptador WiFi para entrada USB
certificado com Respects Your Freedom no mercado brasileiro, não afetando o
notebook servidor exceto pelo fato de que ele continuaria conectado via WiFi.

Estou vendo com meus familiares uma forma de resolver a situação sem precisar
usar software não livre (incluindo os de declaração de tributos, caso uma
compra do exterior seja necessária) mas nos faltam recursos financeiros pois
estou desempregado e o trabalho dos meus familiares é temporário.

# Referências

[1]: https://registro.br/tecnologia/caracteristicas-tecnicas/ .

--
* Ativista do software livre
        * https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
        * Membro dos grupos avaliadores de
                * Software (Free Software Directory)
                * Distribuições de sistemas (FreedSoftware)
                * Sites (Free JavaScript Action Team)
        * Não sou advogado e não fomento os não livres
* Sempre veja o spam/lixo eletrônico do teu e-mail
        * Ou coloque todos os recebidos na caixa de entrada
* Sempre assino e-mails com OpenPGP
        * Chave pública: vide endereço anterior
        * Qualquer outro pode ser fraude
        * Se não tens OpenPGP, ignore o anexo "signature.asc"
* Ao enviar anexos
        * Docs., planilhas e apresentações: use OpenDocument
        * Outros tipos: vide endereço anterior
* Use protocolos de comunicação federadas
        * Vide endereço anterior
* Mensagens secretas somente via
        * XMPP com OMEMO
        * E-mail criptografado e assinado com OpenPGP