libreplanet-br

Re: Adaptador de Rede WiFi USB que funcione no SliTaz GNU/Linux

From: Jorge P . de Morais Neto
Subject: Re: Adaptador de Rede WiFi USB que funcione no SliTaz GNU/Linux
Date: Tue, 07 Apr 2020 10:12:35 -0300

Bom dia.  Peço desculpas pela demora e respondo abaixo:

Em [2020-03-06 sex 14:31:38-0300], Marcus escreveu:

> Assim, gostaria de saber se alguém poderia me indicar uma
> placa/adaptador de rede wireless USB que funcione sem a necessidade de
> drivers e firmwares proprietários no GNU/Linux - se por acaso já
> houver utilizado no SliTaz, melhor ainda.  Outro bônus seria se o
> equipamento for de baixo custo, visto que não possuo muito recurso
> financeiro para a compra.

Meu notebook é um Dell Inspiron 5570 e veio com uma placa de Wi-Fi e
Bluetooth que exige firmware privativo.  Por sugestão de amigos da
comunidade software livre eu comprei a seguinte placa (interna):

https://www.aliexpress.com/snapshot/0.html?spm=a2g0s.9042647.6.2.28c837a1yQvmlV&orderId=8005733706674853&productId=32923076221

Atenção: antes de comprar, veja se essa placa é compatível com seu
notebook.  Infelizmente eu não entendo de placas Wi-Fi, então não posso
lhe ajudar nesse quesito.

Agora eu tenho Wi-Fi sem firmware privativo.  Infelizmente o Bluetooth
dessa placa não funciona sem firmware privativo, então eu fiquei sem
Bluetooth.  Quando o dólar baixar eu pretendo comprar o seguinte dongle
Bluetooth USB: <https://tehnoetic.com/TET-BT4>

Eu achei esse dongle por meio do programa Respects Your Freedom da FSF:

https://ryf.fsf.org/

Você também pode procurar no h-node, mas quando eu procurei no h-node eu
tive muita dificuldade em correlacionar os modelos do h-node com as
ofertas de sítios de venda como o Mercado Livre.

Espero ter lhe ajudado.  Por fim, sugiro você pedir ajuda também nos
seguintes grupos XMPP de software livre:

- usuáaddress@hidden
- address@hidden

Abraço
--